É comum encontrarmos em sebos, lojas físicas e lojas online o mesmo disco com preços diferentes, a primeira vista não entendemos muito bem o porquê, mas se olharmos atentamente veremos que em alguns casos trata-se de uma prensagem específica ou por diferença na condição das mídias, capas e selos dos discos de vinil. É por isso que se fez necessária a criação de uma classificação de discos de vinil padronizada.

Com a evolução do mercado digital surgiu a necessidade de classificar esses pequenos detalhes para que pudéssemos precificar os discos com maior precisão e transparência, e que vieram a calhar muito bem no comércio físico também.
Essa classificação é muito utilizada em plataformas de venda online como o Discogs, Mercado Livre, Shopee, Ebay e semelhantes.

A avaliação dos discos é feita com base na classificação Goldmine¹ , usada mundialmente para facilitar a vida tanto dos compradores quanto dos vendedores. A classificação consiste em siglas (Nm, Vg+,Vg…) que indicam a condição dos discos e capas de acordo com determinados critérios, as siglas são as mesmas para capa e disco mas indicam condições diferentes. Essas por sua vez podem variar a depender do vendedor, entretanto seguem aqui as mais usuais e que aplicamos aqui na Zabumbê Discos.

Mint ou M: É usado em discos novos, podendo ser lacrado ou não, mas que costumam ser especificados na descrição do item.
Capas: Estão igualmente em perfeito estado de conservação

Near Mint ou Nm: é utilizada para discos em quase perfeita condições, discos que foram tocados pouquíssimas vezes e foram muito bem cuidados pelos antigos donos, a aparência do disco é perfeita e toca sem chiados de qualquer tipo.
Capas: o mesmo vale para as capas que apresentam desgaste mínimos de manuseio, não aceitando escritas e ou adesivos no selo ou na capa.

Very Good Plus ou Vg+: Essa é para discos que apresentam quase nenhum ou pouquíssimos defeitos visuais aparentes, o disco toca muito bem apensa com leves imperfeiçoes como leves chiados que não interferem na audição, mais presentes em trechos silenciosos.
Capas: A condição é quase perfeita, podendo conter algumas imperfeiçoes e desgastes mínimos nas bordas. Na condição Vg+ também são aceitos pequenos adesivos e ou assinaturas de posse desde que discretas além de ring wear² desde que sejam bem leves.

Very Good ou Vg: Esses por sua vez já apresentam desgastes visuais mais aparentes, pequenos arranhões, pode conter chiados e ate alguns estalos desde que não muito altos e não constantes.
Capas: estão mais desgastadas visualmente, podem conter pequenos rasgos no bocal da capa e desgastes maiores nas bordas como vincos, descascados e leves manchas de líquidos, pode apresentar marcas de ring wear mais fortes. Aceitando também assinaturas de posse, dedicatórias e ring wear mais marcados, que no Vg+ não seriam aceitos.

Good Plus ou G+: essa classificação de discos de vinil costuma causar alguma confusão pois se aproxima do Vg, contem chiados mais constantes e que atrapalham mais na audição, além de estalos mais presentes e mais altos, porém o disco ainda toca sem pulos.
Capas: podem conter rasgos maiores, entretanto nunca faltando pedaços, pode conter também marcas de fitas, rabiscos, manchas de líquidos, etc.

Fair ou F: é um disco em péssimas condições, com muitos arranhões, estalos, pulos,  grandes empenos e tudo que mais incomoda na hora de apreciar um disco de vinil (sendo também muito prejudicial para os equipamentos e em especial para as agulhas.)
Capas: estão igualmente em condições catastróficas, com grandes rasgos, faltando pedaços, etc.

Poor ou P: disco inaudível, geralmente usado apenas para decoração e ou artesanato.

Generic: É uma classificação somente para capas. Essa se da quando a capa do disco não é a original, podendo ser uma plotagem ou uma capa genérica de proteção. Muito comum em compactos e singles que por muitas vezes não tiveram uma capa específica para seu lançamento.

¹ Goldmine (magazine) é uma revista Estadunidense direcionada para colecionadores de mídias analógicas. Sua primeira edição foi lançada em setembro de 1974 e segue em circulação até os dias de hoje no entanto em formato digital. ( www.goldminemag.com )
Foi pioneira na classificação usada para discos de vinil e por isso leva o nome da revista para tal. (classificação Goldmine ou Goldmine standard)

² “Ring Wear” ou desgaste de anel, em tradução livre, é o termo usado para os desgastes em formato circular que por muitas vezes os discos deixam nas capas.